Contactos

Contactos

Ver imagem em tamanho real 

Fernando (dos Reis) Condesso 

 

 

Notas de contacto:

site: Fernando Condesso: http/:condesso2011.no.comunidades.net
email: fernandocondesso@gmail.com
Localizações: Lisboa e Torres Novas, Portugal; Mósteles, Madrid, Espanha
Universidades.:ISCSP-UTL (Gabinete B3.72); FA-UTL; IUCA-UCM, Madrid; UGF, Rio de Janeiro.
Telemóvel:(00351)964401105
 
blog: http://www.condesso2011.criarum blog.pt (sem uso recente)
 
 
CV resumido:
Fernando Condesso é catedrático e coordenador do grupo de disciplinas de direito público e de ciência política no ISCSP da Universidade de Lisboa e foi, na década de noventa, Professor do Mestrado Interfaculdade da UTL sobre Planeamento Regional e Urbano, e, no final da década anterior, Catedrático de direito da arquitectura e do urbanismo na Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, ex-coordenador dos Cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento de ciência política do ISCSP, Ex-Director do CEJ-UML, Investigador do CAPP.
É regente de direito administrativo, ciência Política e Direito do urbanismo, ambiente e ordenamento do território.  Foi, entre outras disciplinas, regente de direito constitucional, políticas públicas e de desenvolvimento socioeconómico, Direito da Comunicaçao Social, Criminologia (UTL).
É professor de mérito da Universidade (pública) Autónoma de México, Professor Visitante de política e direito ambiental do IUCA-UCM, Agregado em ciências jurídico-políticas, Doutor em direito, PLD em Direito do Estado, Doutor em planeamento e ordenamento do território (economia regional), DEA em Direito e DEA em Geografia e Ordenamento do Território, licenciado em filosofia (FDB) e em direito (FDUC). Efectivou estudos superiores, investigação e leccionação em Espanha (FDCS-URJC, FFL e FD-UNEX), Portugal (IPI, UM, UI, IP, ISCSP, FA-UTL), Bélgica (IEE-ULB) e Brasil (FD-UGF).
Foi co-fundador do PSD em Maio de 1974, deputado europeu, observador à UEO e vice-presidente da AP da Convenção ACP-CEE, presidente de assembleia municipal, deputado nacional e Vice-Presidente e Presidente de Grupo Parlamentar (1980-Outubro de 1984), presidente de comissões parlamentares de defesa nacional, do trabalho, de investigação em matérias ambientais, de justiça e de cooperação, etc..
Na sua carreira académica, regeu e publicou obras concernentes a várias disciplinas, sendo o autor de uma tríade de manuais sobre políticas e direitos administrativos inter-relacionados de protecção territorial (direito do ordenamento do território, direito do ambiente e direito urbanístico, com os títulos "Desarrollo e cohesión na Península Ibérica: El problema de a ordenação territorial", "Ordenamento do Território: Administração e Políticas Públicas, Direito Administrativo e Desenvolvimento Regional", "Direito do Ambiente" e "Direito do Urbanismo"), e também lições de Direito Administrativo Geral, Direito e Governo Municipal, Direito Comunitário, "Caminhos da Europa", Direito Internacional, Direito Constitucional, etc.
É membro da Direcção da Ceditex/Fundicotex (Espanha), representante para Europa da Liga Mundial de Juristas Ambientalistas (México), membro da direcção da Rede Internacional de Cientistas e Especialistas Ambientais (Recientea).
É membro permanente de comissões científicas de várias revistas internacionais (Espanha, Buenos Aires, Colômbia, Perú, etc.) e autor de mais de uma dezena de artigos em Revistas estrangeiras com Referree e Indexadas (SIS, etc.).